Resenha – Winnicott: ressonâncias
- Título: Winnicott: ressonâncias
- Tipo: Resenha de livro
- Autoras: Cecilia Luiza Montag Hirchzon
- Ano: 2013
- Publicação: Rev. bras. psicanál vol.47 no.4 São Paulo out./dez. 2013
Resumo
Foi com muito interesse e curiosidade, mas também com certa apreensão, que me coloquei diante da tarefa de resenhar um livro de quatrocentas páginas sobre ressonâncias do pensamento de Winnicott. São trinta e seis artigos de autores latino-americanos – todos psicanalistas, pertencentes a diversas instituições, em sua maior parte membros da International Psychoanalytical Association (IPA), em diferentes níveis de titulação, muitos com vários livros e artigos publicados.
A primeira tarefa que se impõe é ler os trinta e seis trabalhos, muitos deles de colegas, sem pré-selecionar nenhum, na medida em que cada um é único em sua singularidade.
Chama a atenção positivamente a organização e a sequência de apresentação dos artigos -realizadas por Inês Sucar e sua colaboradora, Heloisa Ramos -, agrupados nas áreas de interesse mais representativas do pensamento winnicottiano.
A primeira parte, que se inicia pela Criatividade, corresponde sem dúvida alguma à abrangência fundamental do tema na obra do autor. A Construção do psiquismo é sua sequência natural, assim como o Lugar do analista. Seguem-se os conceitos de Mutualidade e Paradoxo, únicos e indispensáveis na compreensão de sua teoria. Depois, Psicossoma e Tendência antissocial, patologias detentoras de uma abordagem diferenciada em sua clínica; e, finalmente, o Vazio...